“Se,
no ensino da matemática, se ignorar a estimativa, ensinando-se
apenas procedimentos que conduzam a respostas exatas e únicas,
ignora-se uma parte da matemática e
impede-se
as crianças e os jovens de ganharem experiência e confiança a esse
nível”.
Armanda
Zenhas
Título
da aula:
Gramas versus estimativa.
Professora
Cassiane na disciplina de Matemática.
Aula
realizada no dia 28/02.
Finalidade/Objetivos
da aula: Fazer com que os alunos conseguissem estimar pesos de
objetos do seu cotidiano, através de experimentações práticas com
o uso de balança doméstica para análise de resultados.
No
primeiro momento foram passados os objetos para que os alunos
tocassem e estimassem o peso aproximado de cada objeto fazendo suas
anotações. Foram três blocos e comparações: Cuia versus xícara
de vidro; Tubo de cola versus borracha escolar; Apontador versus
corretivo. A atividade rendeu muitas discussões a cerca do
funcionamento da balança.