segunda-feira, 2 de março de 2020

Estimativa na Matemática


Se, no ensino da matemática, se ignorar a estimativa, ensinando-se apenas procedimentos que conduzam a respostas exatas e únicas, ignora-se uma parte da matemática e
impede-se as crianças e os jovens de ganharem experiência e confiança a esse nível”.
Armanda Zenhas
Título da aula: Gramas versus estimativa.
Professora Cassiane na disciplina de Matemática.
Aula realizada no dia 28/02.
Finalidade/Objetivos da aula: Fazer com que os alunos conseguissem estimar pesos de objetos do seu cotidiano, através de experimentações práticas com o uso de balança doméstica para análise de resultados.
No primeiro momento foram passados os objetos para que os alunos tocassem e estimassem o peso aproximado de cada objeto fazendo suas anotações. Foram três blocos e comparações: Cuia versus xícara de vidro; Tubo de cola versus borracha escolar; Apontador versus corretivo. A atividade rendeu muitas discussões a cerca do funcionamento da balança.