segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Jogos nas aulas de matemática


Trabalhar com jogos nas aulas de matemática é uma das situações didáticas que contribuem para a criação de contextos significativos de aprendizagem para os alunos.
Esta descoberta se deu no conjunto de uma série de transformações que o ensino experimentou nas últimas décadas, desde que professores e instituições passaram a pautar sua prática por uma concepção de aprendizagem segundo a qual aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo que é o objeto de ensino - quando os alunos constroem conhecimentos em um processo ativo de estabelecimento de relações e atribuição de significados.
Pensando nisso, as turmas de sextos anos 61 e 62 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas confeccionaram jogos de trilhas com diferentes regras e perguntas sobre critérios de divisibilidade, os jogos foram excelentes ferramentas de fixação do conteúdo.
“Eles adoraram os jogos, tanto no envolvimento da confecção dos mesmos, quanto no momento do jogar”, relata a professora Cassiane Priscila Weber.